-
Arquitetos: Sala2 Arquitetura
- Área: 143 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: Alvaro estofados, Ameise Design, Marcato, Paulo Alves, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A compra de um imóvel é repleta de processos e conhecer um modelo decorado é um dos passos que acelera essa decisão. Em face desse argumento, o empreendimento imobiliário Nido, da construtora Idea Zarvos, contratou nosso escritório para preparar o apartamento do seu estande de vendas, localizado justamente no terreno onde será erguido o prédio de pouquíssimos andares.
É que se trata de um conceito que mistura as qualidades de um apartamento com as características de uma casa; as varandas são quadradas e os ambientes recebem muita iluminação natural. Estabelecido que o projeto seria para uma família já crescida, com quartos separados para uma criança e um filho adolescente, todo o resto foi permitido imaginar e o resultado é um modelo magnífico.
Deixar a laje aparente não é uma escolha banal, mas com a iluminação presa diretamente ao concreto fica muito contemporâneo. Dispensar o tradicional rodapé de piso também é uma ousadia, mas como recompensa faz o pé-direito parecer bem maior. Esses são toques que dão arrojo ao projeto. Encarar a cozinha como uma área social, aberta para a sala, também contribui nesse sentido porque cria uma atmosfera mais prazerosa, que dá aos moradores a sensação que ali poderão ficar mais tempo juntos e receber convidados com mais espaço.
Outro tesouro deste decorado são os painéis de madeira freijó no hall de entrada, nas paredes da sala e por detrás da televisão. Eles camuflam as portas dos quartos e do lavabo e o ambiente se torna mais charmoso. Além disso, o tom do piso de carvalho é bem próximo ao desse revestimento, criando uma unidade elegante.
Por não ter moradores, claro, foi possível escolher livremente as cores das poltronas, cadeiras e armários. Nesses casos o tom goiaba predomina, mas em harmonia com o laranja e o cinza. Na eleição dos móveis, mandou o design nacional: várias das peças foram trazidas de marcas independentes, uma assinatura de muita identidade para o “apartamento-casa” de 143 metros quadrados.